Clínicas Médicas: Redução de Impostos Através da Equiparação a Serviços Hospitalares

Se há algo tão crucial quanto à saúde em nossa sociedade, é a necessidade de um sistema fiscal justo para garantir que os serviços de saúde permaneçam acessíveis e de qualidade. No entanto, muitas vezes, as clínicas médicas se veem sobrecarregadas com uma alta carga tributária, que, por vezes, parece ser um obstáculo para sua operação eficaz e sustentável. Felizmente, há uma solução para essas instituições: a equiparação de clínicas médicas a serviços hospitalares.

O STJ, a partir do julgamento do Tema Repetitivo 217 (RESP 1.116.399/BA), tornou possível a equiparação de clínicas médicas a serviços hospitalares. A Corte Superior definiu que a expressão “serviços hospitalares” abrange serviços voltados diretamente à promoção da saúde, não sendo necessariamente prestados em estabelecimento hospitalar, importante frisar que as consultas médicas estão excluídas do benefício. Ainda, ao conceder o benefício fiscal, não considerou a característica ou a estrutura do contribuinte, mas a natureza do próprio serviço prestado (assistência à saúde).

A equiparação hospitalar permite que clínicas médicas e odontológicas e demais prestadores voltados diretamente à promoção da saúde tenham acesso a benefícios fiscais, como a redução de impostos, desde que atendidos os requisitos legais. Isso ocorre porque esses estabelecimentos passam a ser considerado como prestadores de serviços de saúde de natureza hospitalar, o que lhes confere o direito a alíquotas reduzidas para a apuração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

A possibilidade do benefício ocorre desde que sejam optantes pela tributação com base no lucro presumido, constituídas sob a forma de sociedade empresária e que atendam às normas da ANVISA, comprovadas por meio de alvará da vigilância sanitária.

Em suma, a equiparação de clínicas médicas a serviços hospitalares é uma medida que pode ter um impacto positivo significativo em nosso sistema de saúde como um todo.
No entanto, quando falamos em redução de carga tributária e possível recuperação ou compensação de creditos tributários, recomenda-se fazer um diagnostico fiscal e operacional do empreendimento, e para isso é seguro que consulte um especialista, ele lhe ajudará na melhor tomada de decisão.

#SaúdePública #ClínicasMédicas #Impostos #EquidadeTributária #CuidadosdeSaúde #ReformaTributária #BemEstarSocial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
Estamos Online!
Advogadas Virtual
Qual área do direito você precisa de suporte hoje?

Que tal conhecer nossas especialistas altamente qualificadas e agendar uma consulta para resolver suas questões de forma rápida e eficaz?

Clique no botão:
(Abrir Chat)
Para Atendimento Personalizado!